O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) fez uso dos meios de comunicação nesta segunda-feira (07) para abordar o tema candente do discurso separatista proferido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O deputado, de maneira decidida, classificou o incidente como uma Fake News e, resolutamente, assegurou não ter experimentado qualquer tipo de afronta.

A fala do deputado foi na contramão da opinião do presidente Bolsonaro, que divergiu do governador mineiro e lembrou que sua filha mais nova é neta de Cearenses, ressaltando a necessidade de respeito à região Nordeste, que ganhou muito com a gestão bolsonarista, como a transposição e outras ações…

As correntes de pensamento conservadoras, presentes em diversos grupos no aplicativo WhatsApp, não receberam de forma complacente a posição expressa pelo Deputado. Diversas mensagens veiculadas proclamavam a independência em relação às tradicionais divisões políticas, enfatizando a unicidade da identidade nordestina, e, de forma mais contundente, expressões de ceticismo foram registradas.

Outro acontecimento que se desdobrou, adquirindo proporções notáveis nos círculos conservadores, foi a divulgação, em 05 de agosto, da candidatura de Cabo Gilberto à prefeitura de João Pessoa. Este gesto foi interpretado como uma dissidência adicional perante as posições de Bolsonaro. Desde o início do ano, Gilberto Silva tem suscitado questionamentos sobre sua lealdade ao ex-presidente Bolsonaro, alimentando especulações nos grupos de WhatsApp, que já começam a traçar paralelos com a figura de Julian Lemos.

Ao lançar sua própria candidatura em João Pessoa e, de forma surpreendente, elogiar Romeu Zema em meio a uma polêmica envolvendo o Nordeste, Cabo Gilberto não apenas rompe com Bolsonaro em duas ocasiões distintas, mas também o faz em um intervalo de menos de uma semana, ampliando o grau de controvérsia circundante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *