A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), composta por 27 membros, realizará uma reunião nesta quarta-feira, 24, para avaliar a convocação dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
Os requerimentos de convocação foram apresentados por deputados da oposição. O primeiro busca obter esclarecimentos de Fávaro sobre as medidas adotadas diante das ocupações de terras promovidas por João Pedro Stédile, um dos líderes do MST.
Já o segundo requerimento solicita explicações a Teixeira sobre as denúncias de invasões realizadas pelo MST e as medidas que o governo pretende tomar para combater essas ações.
Além dessas convocações, outros 13 requerimentos serão votados durante a reunião da CPI do MST. O deputado Nilto Tatto (SP), do Partido dos Trabalhadores (PT), apresentou cinco deles, solicitando informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Fávaro, à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Os demais documentos foram propostos pela oposição e buscam autorização para visitas técnicas aos locais de invasões do MST. Além disso, há um pedido de convocação do Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para tratar das invasões ocorridas no estado. A votação dos requerimentos está prevista para começar às 14 horas.