Na sessão deliberativa desta quinta-feira (4), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens que realizam trabalhos de igual valor ou exercem a mesma função. A proposta, que segue agora para análise do Senado, foi aprovada com 325 votos favoráveis e 36 contrários. O deputado Cabo Gilberto, do Partido Liberal (PL), foi o único parlamentar da Paraíba a votar contra a proposta, colocando a ideologia acima da razão.

De acordo com a relatora do projeto, deputada Jack Rocha (PT-ES), o substitutivo apresentado altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estabelecer a obrigatoriedade da igualdade salarial. Além disso, o texto propõe mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, aumenta a fiscalização e prevê sanções administrativas para as empresas que não cumprirem as determinações.

No entanto, mesmo com a importância da proposta, o deputado Cabo Gilberto votou contra a medida por conta de um projeto petista que ele acredita colocar em risco a ideologia que defende. O parlamentar do PL colocou a ideologia acima da razão, votando de forma contrária ao projeto de lei que visa garantir a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens.

Ainda assim, a aprovação do projeto pela Câmara dos Deputados é um passo importante na luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho. A proposta, caso aprovada também pelo Senado, pode contribuir para diminuir as desigualdades salariais entre homens e mulheres e promover um ambiente mais justo e igualitário para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *