O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, apresentou notícia-crime contra dois senadores e cinco deputados federais, solicitando que eles sejam incluídos no inquérito das fake news, instaurado há quatro anos no STF.
De acordo com o ministro, os parlamentares fizeram publicações nas redes sociais insinuando seu envolvimento com o crime organizado após ele ter visitado o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, sem escolta policial.
Os políticos questionaram a visita do ministro à favela carioca e pediram sua convocação para explicar como conseguiu entrar em um local sob controle do tráfico sem escolta. A Comissão de Segurança Pública da Câmara vai analisar 15 pedidos de convocação de Dino para explicar a visita e outros temas. A notícia-crime atinge os senadores Flávio Bolsonaro e Marcos do Val, e os deputados Eduardo Bolsonaro, Carlos Jordy, Paulo Bilynsky, Otoni de Paula e Cabo Gilberto Silva.
O pedido de investigação dos parlamentares foi encaminhado ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news.